terça-feira, 18 de março de 2014

So music- Review


                                                                   SO MUSIC! REVIEW
                     Álbum: B'Day
                     Artista: Beyoncé

   Podemos dizer de cara que de todos os 5 álbuns da carreira solo da Beyoncé, o B'Day é o mais energético e favorito em relação aos melhores instrumentais. Recheado de hits e parcerias incríveis, o disco sucedia a primeira fase da Beyoncé com o ''Dangerously In Love'' que podemos dizer que foi uma era tímida em partes. O álbum foi super comercial e não teve uma tour de apoio, mas se manteve bem em nas vendas por conta dos vários hits presentes nele. Seu debut foi de 519.000 cópias na primeira semana, assim garantindo seu #1 na Billboard 200.

O álbum se inicia já com uma das grandes parcerias que citei e essa cantora ao se juntar com a Beyoncé foi como se tivessem colocado duas ótimas cantoras e modelos juntas.. se sabem que estou falando da Shakira, parabéns. ''Beautiful Liar'' foi um dos singles do álbum  e que teve um grande sucesso nas paradas até entrando para os melhores feats da década, sua letra é bem interessante e soa como uma conversa, mas com vozes fortes discutindo sobre um certo cara mentiroso que enganava aparentemente a Beyoncé no contexto. O instrumental da música é simples, com batidas leves para que deem o maior destaque ao violão que toca em grande parte da música.

Depois do hit vem mais um hit, esse é super famoso e conhecido por milhares de pessoas pela simples frase  ''to the left, to the left'' no qual a Beyoncé faz os gestos com a mão a cantando. Estamos falando de ''Irreplaceable'' que foi um marco nas músicas do B'Day e um passo grande na carreira da Beyoncé que repetia o sucesso em sequências que impressionavam. A música não agradou uma pequena parte da crítica que a julgava como ''sem conceito'' e ''quebra de conceito'' e por mais que a Beyoncé não quisesse dar uma história ao B'Day, essa faixa para esses críticos foi o ponto fraco por conta a letra melosa e sem nenhuma parte chamativa.

''Green light'' para mim é uma ótima música, mas não gosto muito de ver a Beyoncé sendo chamativa mais para o lado comercial. A letra da música se for avaliada no máximo até 100% ela não chega nem aos 65% por conta da repetição do que aconteceu em ''Irreplaceable'' na qual ela tenta se mostrar superior aos homens de uma forma vergonhosa para eles. Em certas partes a letra se mostra confusa por querer algo e depois não querer, como por exemplo:
''For some strange reason (huh)                 
You done pleasin me like it's ok (Oh oh ooooh)''

e logo depois:
 ''Was just thinking if I had no you
Than I can't do''

  

''Kitty Kat'' é um dos pontos de ouro do B'Day, a letra altamente sensual expõe Beyoncé como uma mulher que sente falta de seu homem ao seu lado e sem por palavras que aumentem seu poder em relação as vontades deles. O instrumental dessa música é leve e relaxante, não duvidaria qualquer um dormir perfeitamente ao som de 'Kitty Kat'.Os vocais da Beyoncé não ficam fortes já para combinar mais com o tema da música, a tornando um dos destaques do álbum.

Agora outro acerto forte da Beyoncé e o segundo feat grandioso no álbum. ''Welcome To Hollywood'' soa como uma ''Hollywood Tonight'' do Michael Jackson, seria uma boa sequência com a música que traz a participação do Jay Z. O instrumental é um dos exóticos do B'Day, com sinos, guitarras e depois leves batidas dando destaque a voz da Beyoncé, ao chegar no refrão ela e Jay Z cantam juntos sendo ele a segunda voz e formando uma combinação perfeita.

''Upgrade U'' uma ótima música R&B e mais uma vez com a participação do jay Z. 'Upgrade U' foi um grandioso hit que também marcou a carreira da Beyoncé como 'Irreplaceable'', a letra tem rimas perfeitas combinando com palavras mais poéticas e a sensualidade que é o que não falta nela!
Com apitos e palmas o instrumental corre a música sempre mudando em relação as frases cantadas por eles. Em parte destaque da letra eu colocaria essa:

'' Eu ouvi dizer que você é popular
Mas eu sou as luz que mantém a rua ligada
Notei que você é do tipo
Que gosta de manter numa trela
Eu sou conhecida por andar sozinha, mas estou sozinha por um motivo''


 Depois de 6 faixas bem dançantes chegamos no ponto sentimental da Beyoncé, no qual ela mandou super bem e tornando a faixa um sucesso também. ''Flaws And All''  é bem amorosa e Beyoncé relata as suas imperfeições no dia a dia ao lado de um homem que só vê potencial em suas falhas.O refrão da música é algo profundo quando ela começa a repetir ''And that's why I love you'' causando até lágrimas em quem escuta a música profundamente e defindo relações normais do dia.O instrumental é bem tímido e é mais um dos que é necessário dar o destaque a voz da Beyoncé.

''World Wide Woman''  é uma das mais impressionantes, mostra claramente o crescimento da Beyoncé na indústria musical e no mundo se tornando uma mulher conhecida internacional e mexe também com o lado amoroso da cantora que já avisa que poderá levar qualquer um a qualquer lugar.

Chegamos a melhor música do B'Day, o instrumental animadíssimo, as palmas e os gritinhos 'hey, hey, hey'' que dão um entusiasmo até para quem tiver muito triste.''Get Me Bodied'' seria uma ótima faixa de abertura do álbum, mas tinham que manter as estratégias de lançamento e a colocaram  em 10º na tracklist final.A letra é totalmente feliz e pode ser até dedicada a todos que amam dançar e querem expulsar a tristeza e alguma forma do corpo. Trecho destaque


'''Não estou preocupada hoje a noite
Um pouco de suor nunca fez mal a ninguém
Enquanto vocês ficam encostados na parede
Sou eu que vou agitar hoje a noite''


''If'' essa é a 'depressiva' do B'Day, segue a linha ''Flaws And All'', mas consegue ser mais triste e a melodia acompanhada do piano deixa bem mais triste. O maior erro foi a por dando sequência a ''Get Me Bodied'' que é totalmente o contrário desta faixa.A letra é bem interssante e ao que dar para entender é um triângulo amoroso onde um julga o outro cara por ter perdido a mulher de seu lado.''If'' não é uma das melhores do álbum, mas não fica como a pior.

''Freakum Dress'' sucede a depressiva 'If' e segue a linha super animada de 'Get Me Bodied', com uma das melhores letras e rimas do B'Day, ela conseguiu ser um dos sucessos do álbum também. É mais um hino para as mulheres que estão querendo provocar garotos ao colocarem seus vestidos que enlouquecem a todos.Essa música é ainda se mistura com a sensualidade de ''Kitty Kat'' em sua letra que descreve partes dos corpos das garotas ao dançarem com seus vestidos.

''Suga Mama'' não tem uma letra tão interessante, ela é mais chamativa pela sensualidade e as rimas que batem certamente com o instrumental.  B'Day é um álbum altamente comercial, por isso suas letras não tem tanta poesia e conceito. ''Suga Mama'' pode se dizer como a pior letra do álbum.

''Déjà Vu'' foi a mistura certa em um featuring superando os anteriores com Jay Z em ''Welcome To Hollywood'' e ''Upgrade U''. A letra é inteligente e romântica, saindo daquela vibe menina mando da Beyoncé . A letra abrange um lado poético e se mistura com um instrumental mais  misterioso que se você ouvir a música sem ver o videoclipe vai imaginar os dois em uma missão a la 007.Essa com certeza é mais um ouro do álbum.

''Ring The Alarm'' música mais ciumenta do B'Day? S-I-M!!, Beyncé demonstra todo o seu ciúme em relação ao fim de um relacionamento e a raiva em pensar em ver outra mulher tomando o lugar dela e seus objetos pessoais. A letra mostra ela descobrindo aos poucos uma certa traição  e ficando em silêncio e colecionando os fatos e até dando medo nessa parte:

''
Eu quero o que é meu,
Parceiro, toque o alarme
Porque você nunca viu um incêndio
como o que vou causar''


O instrumental de início tem um alarme para dar mais ênfase a música e depois somente as palmas. É uma faixa que define os sentimentos da Beyoncé que estão a flor da pele nessa era.

''Resentment'' a melhor faixa lentinha do álbum é com certeza essa, o instrumental tímido com as segundas vozes dando o toque mais angelical e deixando um ar de fraqueza pela letra profunda.
O ressentimento da Beyoncé se definiu todo nessa música e ese refrão define tudo:
''Eu só te dei um gelo
Porque não posso continuar fingindo
Que não tentei esquecer isso
Mas eu estou cheia de ressentimento''


''Listen'' outra música profunda, mas essa tinha seu pai como a dedicação final dela que lhe rendeu vários elogios em relação a letra super sentimental e os vocais maravilhosos. Essa com certeza é a faixa que definiu Beyoncé em todo no álbum, por que depois do momento  difícil que ela passou com o pai, a forma mais inteligente de se sentir bem era compor para ele.


Finalizando o B'Day é um álbum mega comercial, suas letras não podem ser chamadas de ''sem conteúdo'' por conta do suposto conceito de divulgação em massa dele, mas perceptívelmente algumas letras não soam boas e essa foi minha review.

Nota final:


Nenhum comentário:

Postar um comentário